Blog Multilíngue de Relações Transatlânticas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

José Lello eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO

in Publico

José Lello, secretário nacional do PS para as relações Internacionais, foi hoje
eleito por unanimidade, em Bruxelas, presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, organização onde já assumia uma das vice-presidências.

Em declarações à agência Lusa a partir de Bruxelas, José Lello disse estar "muito feliz" com a nomeação, sobretudo "por se tratar da primeira vez que um português ocupa este cargo". "É um grande desafio e um lugar de responsabilidade. O meu contributo será para esbater as eventuais diferenças entre os aliados e fazer uma síntese que contribua para o bom entendimento", referiu.

José Lello substituirá o holandês Bert Konders, que vai assumir o lugar de ministro da Cooperação e Desenvolvimento do Governo de Haia.

Em 60 anos de história da organização, que integra delegações parlamentares de 27 países membros da Aliança Atlântica, será a primeira vez que um deputado português chega à presidência.

Citando o ensaísta Eduardo Lourenço, o também deputado socialista observou que "os portugueses parecem ter um certo talento para facilitar o relacionamento entre os povos". Entre os desafios que irá deparar-se, José Lello apontou "a situação no Afeganistão, onde os aliados estão muito envolvidos e as questões da segurança e da luta contra o terrorismo, fenómenos actualmente bastante complexos".

O responsável revelou que amanhã irá ter a sua primeira reunião com o secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer, e uma outra com membros do conselho e embaixadores dos vários países aliados.

Na Assembleia Parlamentar da NATO estão também representadas delegações de observadores (caso da Rússia e de países da Bacia do Mediterrâneo) e uma delegação do Parlamento Europeu, da qual fazem parte, entre outros, os eurodeputados socialistas portugueses Ana Gomes e Paulo Casaca.

Além de vários cargos na direcção do PS, José Lello desempenhou durante os governos de António Guterres as funções de secretário de Estado das Comunidades, entre 1995 e 1999, e de ministro da Juventude e do Desporto, entre 1999 e 2002.

Quid Iuris?

Sem comentários: